Jardim Escola Carrocel Lda
 
 
 
Contacte-nos 217 603 958 / 936 472 043
Horário Seg à Sex 7h30 às 19h30
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Plano Pedagógico de Atividades

 
 
De acordo com os objectivos gerais para cada nível etário, elaboramos um plano de actividades obedecendo às Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (Ministério da Educação, 2016).Este documento orientador encontra-se dividido em três áreas distintas que abrangem as competências que são necessárias desenvolver em crianças desta idade:
 
 
Cognitivas
 
 
 
Motoras
 
 
 
Equilíbrio Pessoal e Afectivo
 
 
 
Relação Interpessoal e Social
 
 
 
 
NutricientistasNesta base, o Projecto Anual tem sempre em conta o desenvolvimento nas áreas:

1. DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
2. DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
  • Domínio da Educação Artística
- Subdomínio das Artes Visuais
- Subdomínio da Dramatização
- Subdomínio da Música
- Subdomínio da Dança
  • Domínio da Matemática
  • Domínio da Linguagem oral e Abordagem à escrita
  • Domínio da Educação Motora

3. DO CONHECIMENTO DO MUNDO
Em cada uma destas áreas, os conteúdos estão interligados. As actividades têm de ser do interesse das crianças e deverão oferecer a possibilidade de realizar experiências que favoreçam a aquisição de aprendizagens variadas e que ajudem a criança a desenvolver-se de uma forma harmoniosa e feliz. Para que a criança tenha um desenvolvimento integral, para que adquira rotinas, valores e modelos de comportamento, planificam-se estratégias que lhes permitem construir a sua identidade na vida social. Para isso, o projecto do colégio explora temas transversais, tais como:

  • Educação para os Valores
  • Educação para a Arte
  • Educação para a Cidadania
  • Educação para a Paz
  • Educação para o Ambiente
  • Educação para a Saúde
  • Educação para o Ser, o Fazer e o Ter
  • Educação para o Ser Português

Temos também como objectivo que o nosso projecto crie na criança o desejo de aprender, ser curiosa e desse modo lhe facilite a transição do pré-escolar para a escolaridade obrigatória, tornando assim mais fácil a adaptação a um novo ritmo e a um novo ambiente educativo. No final de cada ano fazemos uma avaliação de forma a melhorar a nossa prática pedagógica.Integramos ainda outras actividades que ajudam a complementar a educação da criança:

1. Educação Física
2. Música
3. Ballet Contemporâneo
4. Expressão Dramática
5. Nutricientistas
6. Visitas de estudo
7. Festas
 

Alimentação

 
As refeições no Carrocel são feitas nas nossas instalações, e rejeitamos a comida catering ou pré-cozinhada porque a questão alimentar é um assunto de extrema importância para nós:
No campo da saúde, o que é óbvio, e pela questão puramente formal do ponto de vista da educação.A nossa comida é muito simples, mas consistente, ou seja, é mesmo comida.

Eis alguns exemplos:
Carne Guisada ou Estufada
Caldeiradas
Filetes
Arroz de Feijão ou de Grão
Saladas
Sopas de Legumes


Por norma, cozinhamos em cru e não incluímos alimentos fritos. Evitamos as gorduras e não servimos batatas fritas por forma a prevenir doenças e evitar o desenvolvimento da obesidade.As sobremesas são sempre fruta e nunca doces.As crianças são habituadas a mastigar (e não a obter tudo triturado), isto porque é importante para as digestões correctas e para a formação da dentição, assim como para o desenvolvimento adequado dos maxilares. Evitamos que a relação das crianças com a comida seja um tormento, tentando que elas compreendam que é indispensável ao seu crescimento e vida saudáveis.Tentamos incutir na criança que a comida é um bem da natureza e que importa não estragar.
 

Outras Informações

 
 
O colégio dispõe de um Centro de Estudos para acolher e acompanhar pedagogicamente as crianças que frequentam as escolas públicas em horário pós-escolar.